A tarefa de escolher entre um micro-ondas e um forno elétrico pode parecer fácil, porque muitos pensam que ambos têm a mesma função! Mas, apesar de terem algumas funções parecidas, o objetivo de cada um é diferente!
No artigo de hoje, vou explicar qual é a diferença entre o forno elétrico e o micro-ondas, para esclarecer qualquer dúvida de uma vez por todas!
Boa leitura!
Micro-ondas
O micro-ondas é um aparelho que usa ondas eletromagnéticas para aquecer alimentos e cozinhar aqueles de rápido preparo. Ele age dentro das moléculas de água desses alimentos, fazendo com que elas vibrem e gerem calor imediato, aquecendo a comida instantaneamente.
Eu sei que a rotina pode ser bem agitada, e, na maioria das vezes, você não tem tempo para cozinhar. Pensando nisso, o micro-ondas é a melhor opção!
Ele é feito para quem busca uma opção mais prática para incluir no dia a dia, principalmente se você tem pouco tempo. Com ele, você descongela comidas, aquece refeições que já estão prontas e faz outras de rápido preparo, como pipoca, arroz, vegetais, etc.
Entre as principais características de um micro-ondas, estão a facilidade de uso e o estilo compacto do aparelho. Confira!
Estilo e Facilidade de Uso
O micro-ondas costuma ser compacto e fácil de usar. Ele tem uma interface bem intuitiva, porque as funções são autoexplicativas, indicadas do lado direito do aparelho. Você só vai precisar selecionar o tempo de aquecimento dos alimentos e a potência que quer usar.
Inclusive, a maioria dos micro-ondas vem com funções pré-programadas, para você selecionar sempre que quiser prepará-las. As mais comuns são as receitas pré-programadas, como pipoca, brigadeiro, arroz e até vegetais.
Mas tanta praticidade e agilidade podem trazer alguns pontos negativos, ainda mais para alimentos que precisam de mais tempo para serem preparados. Veja a seguir!
Leia nosso artigo com os melhores microondas do mercado no nosso site.
Desvantagens do Micro-ondas
Entre as principais desvantagens do micro-ondas, está o cozimento desigual, porque ele pode aquecer os alimentos irregularmente, deixando-os com pontos frios e pontos quentes, afetando a qualidade dos pratos. Ele também não doura nem gratina, não sendo capaz de dar uma textura crocante e saborosa aos alimentos.
Ele também tem restrições a alguns recipientes. Você não pode esquentar nada que seja feito com material de aço ou metal, porque isso pode causar acidentes e explosão.
Outro ponto negativo do micro-ondas é que o cozimento rápido provoca a perda dos nutrientes sensíveis ao calor. Ele não é feito para preservar o valor nutricional dos alimentos.
Agora que você já entendeu o que é o micro-ondas, suas principais funções e pontos negativos, antes de passarmos para o forno elétrico, vamos apresentar duas das melhores opções do mercado. Confira a seguir!
Microondas R1 BRANCO PORTA PRETA 20L MRAS21/MRAS22 (127)
#Compacto e prático
O Midea MRAS2 é prático, eficiente e moderno, com um design inteligente e compacto, que vai trazer mais praticidade para os seus dias, principalmente quando estiver mais ocupado(a).
Ele tem 20 litros, sendo uma opção doméstica. Sua capacidade não é ideal para esquentar comida em abundância.
Além das funções básicas, de aquecer e descongelar os alimentos, ele tem a função de tirar o odor de dentro do aparelho, o que ajuda a manter o micro-ondas limpo e sem cheiro de comida.
Suas receitas pré-programadas são pudins, brigadeiro, pipoca e arroz, que você prepara ativando o botão. São perfeitas para dias de pressa, em que você não tem tempo de preparar pratos mais elaborados.
Sua eficiência energética é de 54%, ou seja, consome muita energia, sendo menos econômico que outros modelos mais básicos.
Ele tem um painel descomplicado, fácil de mexer e seguro, contando com uma trava de segurança que o bloqueia quando necessário, para você não ativar nenhuma função sem querer.
Sua potência de 700 watts serve para cozinhar alimentos de rápido preparo, como legumes e pratos individuais de comida.
O material do Midea MRAS2 é bem resistente, não se desgastando com facilidade, tanto por dentro quanto por fora, diferentemente de outros modelos que começam a enferrujar logo nos primeiros meses de uso.
Mesmo sendo uma opção menos econômica em energia elétrica, ele compensa pelo custo-benefício, para quem quer um forno prático com funções extras e um preço acessível.
Prós
- Compacto
- Resistente
- Moderno
- Prático
- Custo-benefício
- Trava de segurança
- Remove o odor do micro-ondas
Contras
- Gasta bastante energia
MICRO-ONDAS PANASONIC 21LT NN-ST27LWRUN 700W 127V ESPELHADA (AM)
Moderno e resistente
O Panasonic 21LT é um dos micro-ondas mais bonitos do mercado, destacando-se pelo seu acabamento espelhado, que dá um toque moderno à sua cozinha. E é ainda mais resistente que o Mídea MRAS2, porque tem o material de aço, que demora para apresentar desgastes.
Em comparação ao Mídea MRAS2, ele tem 1 litro a mais, contando com 21 litros. Ainda assim, é indicado só para famílias pequenas. O Panasonic 21LT, assim como o Mídea MRAS2 também tem 700 Watts, aquecendo os alimentos uniformemente.
Ele tem um preço bem acessível, mesmo sendo um dos melhores micro-ondas do mercado, unindo praticidade e agilidade para aquecer, descongelar e cozinhar alimentos de rápido preparo.
Além de mais resistente que o Midea MRAS2, é mais pesado também, contando com 11,2 kg, enquanto o Midea tem 9,8 kg.
Vem com a função de tirar o odor da parte interior do micro-ondas, o que ajuda a mantê-lo limpo, sem aquele cheiro de comida velha.
Ele também evita 99,9% da proliferação das bactérias, porque tem uma camada de tinta com sistema antimicrobiano na parte interior do micro-ondas, que contribui para sua higiene e proteção.
Outra tecnologia interessante do Panasonic 21LT é a função “pega fácil”, que deixa o prato ou a xícara na mesma posição em que você os colocou dentro do micro-ondas.
Prós
- Design moderno
- Boa qualidade
- Bom preço
- Boa durabilidade
- Desodorizador
- Fácil de usar
- Tecnologia pega fácil
Contras
- Espaço pequeno
Agora, falaremos mais sobre o forno elétrico, apresentando suas principais vantagens e desvantagens em relação ao micro-ondas.
Forno Elétrico
O forno elétrico tem funções de aquecimento superior e inferior, feitas para assar, grelhar e dourar alimentos. Diferentemente do micro-ondas, que esquenta por ondas eletromagnéticas, o forno elétrico aquece os alimentos com resistências elétricas, que geram e distribuem calor de maneira uniforme no interior do forno.
Escolher entre praticidade e eficiência é bem complicado, mas, se você costuma ter pouco tempo no seu dia a dia, o forno elétrico não é a melhor opção, porque leva mais tempo para preparar cada receita, mesmo com potências elevadas.
Os fornos elétricos domésticos têm potências entre 1200 e 2000 Watts, com temperaturas que variam entre 50 °C e 250 °C, ideais para preparos mais demorados, como assados, já que formam texturas mais crocantes e saborosas.
Alguns fornos permitem que você ajuste as resistências inferiores e superiores de forma separada, caso você queira preparar um prato que exige diferentes níveis de calor.
Por exemplo, você pode assar um pão por 45 minutos, em uma temperatura de 180 °C, e assar um frango por 3 horas, em temperaturas variáveis entre 150 e 220 graus, dependendo do tipo de preparo.
Se você quer um forno mais avançado, pode escolher um por convecção, que tem ventiladores internos que circulam ar quente no micro-ondas, promovendo uma cocção mais uniforme, em menos tempo. Você pode, por exemplo, assar uma pizza por só 15 minutos, em uma temperatura de 200 °C.
Listamos os melhores fornos elétricos de bancada para você.
Entre as principais características do forno elétrico, estão:
Facilidade de usar
Eles costumam ser fáceis de usar, porque têm painéis de controle, em que você ajusta a temperatura, ativa o timer e controla as funções do forno, como aquecer, assar e dourar os alimentos.
Alguns vêm com controle de temperatura e funções além do básico, como grelhar, para você preparar pratos variados.
Assim como o micro-ondas, o forno elétrico também tem suas desvantagens, por exemplo:
Desvantagens do Forno Elétrico
Entre os pontos negativos do forno elétrico, está o alto consumo de energia, porque os fornos maiores gastam mais que os fornos a gás, principalmente quando você os usa com frequência.
Seu tempo de aquecimento é mais demorado, não sendo tão prático e eficiente quanto o micro-ondas, principalmente os fornos sem convecção.
Diferentemente do micro-ondas, o forno elétrico ocupa muito espaço na sua casa e precisa de uma boa ventilação, caso não tenha proteção contra superaquecimento. O tamanho também dificulta a manutenção, principalmente na hora de fazer a limpeza do forno, que leva mais tempo.
Forno Elétrico, Pfe60i, 60L, Prata, 110v, Philco
Espaçoso e resistente
O forno elétrico Pfe60i é uma opção de bancada, mas é bem espaçoso, com capacidade para 60 litros, ideal para cozinhar para uma família grande. É uma opção moderna, prática e barata.
Seu interior é liso e conta com grade removível, sendo fácil de limpar e desengordurar, apesar do tamanho grande.
Ele é resistente, feito de metal e não tem perigo de riscar com facilidade, mesmo que você faça uma limpeza semanal.
Sua potência é de 1600 Watts, mantendo o equilíbrio entre eficiência energética e velocidade. Ele assa, grelha e doura bem os alimentos, sem consumir tanta energia.
Seu timer tem programação de até 2 horas, desligando automaticamente assim que suas receitas ficam prontas. Sua temperatura vai de 90 a 230 °C, assando bem todo tipo de alimento.
Por esquentar muito, ele não pode ficar fora de ambientes sem ventilação, porque não tem proteção contra superaquecimento, o que pode ser perigoso.
Prós
- Espaçoso
- Custo-benefício
- Resistente
- Fácil de limpar
- 6 em 1
- Design moderno
- Grade ajustável e removível
Contras
- Sem proteção contra superaquecimento
SUGGAR FORNO ELÉTRICO DE BANCADA 50 LITROS PRETO 220V FE5012PT
#Design moderno e custo benefício
O SUGGAR é um forno moderno e barato, ideal para quem quer uma opção mais acessível e resistente, que demora bastante para apresentar sinais de desgaste. Sua estrutura é bem ergonômica, com perninhas na parte inferior, que o apoiam na bancada na sua cozinha.
Ele tem 50 litros, também fazendo parte da categoria de fornos para famílias grandes, cozinhando alimentos de todos os tipos e tamanhos.
Seu interior tem lâmpada piloto, que você pode acender sempre que quiser ver o ponto da sua receita.
É bem fácil de limpar, porque tem grade deslizante e removível, e vem com uma bandeja coletora de resíduos, que ajuda a tirar toda a gordura de dentro do forno.
Ele tem 1800 Watts, mais potente que o anterior, mas também gasta pouca energia. Seu temporizador é de até 1 hora, variando a temperatura de 120 a 250 graus.
Assim como o Pfe60i, o SUGGAR não tem proteção contra superaquecimento, por isso, quando fui utilizá-lo, queimei minha mão levemente ao pegar na barra.
Prós
- Moderno
- Custo-benefício
- Fácil de usar
- Fácil de limpar
- Esquenta bem
- Lâmpada piloto
- Grade deslizante.
Contras
- Sem proteção contra superaquecimento
Qual a diferença entre micro-ondas e forno elétrico?
O forno elétrico e o micro-ondas são diferentes em várias características, entre elas:
Funcionamento
Micro-ondas
O micro-ondas usa ondas eletromagnéticas, que agitam as moléculas de água de cada alimento, gerando calor dentro deles, fazendo-os esquentarem de forma rápida e eficiente. Ele é feito para descongelar e aquecer alimentos, além de cozinhar aqueles de rápido preparo.
Forno elétrico
O forno elétrico funciona por resistências elétricas, que geram e distribuem calor dentro do forno, de forma uniforme, para que ele seja assado completamente. Diferentemente do micro-ondas, ele leva mais tempo para esquentar os alimentos. É feito para assar, grelhar, dourar e até gratinar.
Tamanho
Micro-ondas
O micro-ondas é uma opção compacta, que ocupa muito menos espaço que o forno elétrico. As dimensões de um micro-ondas costumam variar entre 30 e 50 cm de largura, 30 e 40 cm de altura e 30 e 50 cm de profundidade.
As opções mais compactas são bem menores, e os de maior capacidade costumam ter 60 cm de largura.
Você pode colocá-lo na sua bancada, na mesa ou qualquer lugar perto de uma tomada, para quando você quiser ligá-lo.
Forno elétrico
O forno elétrico é bem maior que o micro, com dimensões que variam entre 50 e 70 cm de largura, 40 e 50 cm de altura e 40 e 60 cm de profundidade. Por isso, são feitos para assar grandes porções e várias bandejas ao mesmo tempo.
Ele ocupa bastante espaço na cozinha, porque vai até 75 cm de largura, exigindo uma bancada ou até mesmo um grande espaço no seu armário para ele (se couber).
Receitas
Micro-ondas
O micro-ondas prepara receitas rápidas e simples de fazer. Ele aquece comida pronta, descongela carnes e prepara pratos simples, como omelete, pipoca, brigadeiro, pudim e até legumes no vapor.
É só colocar o alimento em recipientes próprios para o micro-ondas, ajustar o timer de 1 a 10 minutos, dependendo do alimento que você for preparar, e selecionar entre as funções pré-programadas, como “aquecer”, “descongelar” ou “cozinhar”.
Forno elétrico
O forno elétrico é feito para receitas mais demoradas e com maior tempo de cocção em temperaturas bem elevadas. Para cozinhar nele, você precisa ajustar a temperatura, que varia entre 50 °C e 250 °C, dependendo do prato que você for preparar.
Muitos vêm com funções pré-programadas, como “pizza”, “assado” ou “grelhado”, que ajustam a temperatura de forma automática.
Ele vem com timer ajustável, que te permite programar a receita por um tempo específico, entre 30 minutos e 3 horas, para preparar os alimentos no tempo certo de cada receita.
Já que o assunto é receita, vou trazer duas opções de receitas no micro-ondas e no forno elétrico. Confira a seguir!
Receitas utilizando os dois eletrodomésticos
Aqui vão 2 opções de receitas que você pode fazer tanto com o micro-ondas quanto com o forno elétrico:
Micro-ondas
O micro-ondas tem diversas receitas pré-programadas, entre elas:
Brigadeiro: em um recipiente próprio para micro-ondas, coloque 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 7 colheres de sopa de chocolate em pó. Depois, você mistura tudo e leva ao micro-ondas por 3 minutos, ou pelo menos até atingir o ponto de brigadeiro. Por último, é só deixar esfriar na geladeira e comer como quiser.
Pudim: em uma travessa própria para o micro-ondas, coloque 1 xícara de açúcar e derreta por 6 minutos, até formar um caramelo. Depois, em um liquidificador, bata 1 lata de leite condensado, 390ml de leite e 3 ovos. Coloque essa mistura na travessa com o caramelo que você preparou e leve ao micro-ondas por 10 minutos em alta potência.
Forno Elétrico
As receitas preparadas no forno elétrico levam mais tempo, sendo um pouco mais elaboradas, por exemplo:
Bolo de cenoura: pegue um liquidificador e bata 3 cenouras médias, 3 ovos e 1 xícara de óleo. Em uma tigela, misture 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar e 1 fermento em pó. Junte tudo no liquidificador até virar uma mistura homogênea. Derrame tudo em uma forma untada com óleo ou manteiga e leve ao forno elétrico em 180 °C por 40 minutos.
Frango Assado: pegue 1 frango inteiro e tempere com 4 dentes de alho picados, 1 cebola picada, suco de 1 limão, sal e pimenta a gosto e 2 colheres de sopa de azeite. Deixe marinar por 30 minutos e pré-aqueça o forno a 200 °C. Coloque o frango no forno e asse por 1 hora e 30 minutos, até dourar e ficar bem crocante.
Agora que já apresentei duas receitas para cada eletrodoméstico, vou avaliar qual deles tem o melhor custo-benefício. Veja a seguir!
Qual o melhor custo-benefício: forno elétrico ou micro-ondas?
Apesar do forno elétrico consumir mais energia, por conta do tempo que ele usa para preparar cada receita, ele é versátil e pode substituir muitos outros aparelhos, como o grill e a airfryer, ou seja, é um bom investimento que vai facilitar sua vida.
O micro-ondas tem um consumo de energia bem menor e prepara as receitas mais rápido, oferecendo economia de tempo e de energia.
Ou seja, se você quer uma opção barata, econômica e prática, o micro-ondas é a melhor opção.
Mas e na qualidade de assar? Qual dos dois se destaca? Respondo a seguir!
Forno elétrico ou micro-ondas: Qual assa melhor?
Quando o assunto é assar, o forno elétrico é o protagonista da vez, porque ele é projetado para assar, grelhar, dourar e gratinar os alimentos de maneira uniforme, com calor constante circulando por dentro dele.
Com ele, você consegue controlar a temperatura e o timer, garantindo que sua receita asse de forma completa por dentro e por fora.
Mas não é só o preço e a qualidade do aparelho que devem ser levados em consideração, não? Você também precisa pensar em qual opção é melhor para a sua saúde.
Forno elétrico ou micro-ondas: Qual é o melhor para a saúde?
O forno elétrico é mais saudável, porque tem um cozimento lento e uniforme, preservando grande parte dos nutrientes de alguns alimentos, garantindo que o calor cubra todo o alimento, principalmente as carnes, que são mais difíceis de cozinhar.
Além do forno elétrico e do micro-ondas, temos a airfryer, uma fritadeira elétrica muito saudável. Abaixo, vou explicar qual dessas 3 opções vale mais a pena.
Microondas, forno elétrico ou airfryer: Qual vale mais a pena?
Apesar da airfryer ser uma opção mais saudável, não usando óleo e gordura para o preparo das receitas, ela tem uma capacidade muito menor do que a do micro-ondas e do forno elétrico, não sendo ideal para quem quer cozinhar para a família toda.
Entre os três, o forno elétrico é uma opção mais vantajosa para quem quer preparar todos os tipos de alimentos e cozinhar para muitas pessoas.
Fique agora com o esclarecimento e algumas dúvidas que os consumidores costumam ter.
Perguntas Frequentes
O que gasta mais energia: forno elétrico ou micro-ondas?
O forno elétrico gasta mais energia elétrica, porque leva mais tempo para preparar os alimentos e usa muita potência para isso.
Dá para esquentar comida no forno elétrico?
Sim, mas ele demora mais para cumprir essa função, levando muito tempo para espalhar o calor de forma uniforme por todo o forno.
Qual a desvantagem do forno elétrico?
Além de gastar menos energia, o forno elétrico ocupa muito espaço e precisa sempre estar em um espaço bem ventilado, para não correr o risco de superaquecer.
Conclusão
As principais funções do forno elétrico e o micro-ondas são diferentes. Enquanto o micro-ondas aquece e descongela os alimentos, o forno elétrico assa, grelha, gratina e doura vários tipos de comida. O micro-ondas é uma opção mais compacta, barata e prática, enquanto o forno elétrico é uma opção mais robusta, potente e de qualidade.
Obrigado por ficar até aqui!