Conheça a culinária indiana e suas principais curiosidades

Falar da culinária indiana é abordar uma boa pitada de história também, sabia? Afinal, a cozinha da índia possui pelo menos 8 mil anos entre diversos grupos e culturas. Ou seja, suas receitas são carregadas de inúmeras possibilidades e tradição – sem contar o sabor!

E, isso fica ainda mais evidente pelo fato de que ela é amplamente conhecida por sua diversidade e características únicas.

Além disso, a Índia é muito conhecida por ser considerado um dos maiores países do planeta. Entretanto, dentro do contexto histórico, muitas outras culturas também fizeram parte de suas influências – inclusive na gastronomia.

O país é ainda muito popular por conta da grande variedade de temperos e iguarias. Isso tanto é verdade que um de seus principais pilares é o uso de uma série de vegetais diferentes, frutas, grãos e, claro, especiarias!

Quer conhecer um pouco mais sobre a comida indiana e toda a sua personalidade? Então nesse conteúdo iremos explorar sobre principais curiosidades e também características aclamadas em todo o mundo! Confira!

Um pouco de história sobre a culinária indiana

Para podermos compreender o grande potencial, personalidade e, claro, toque de sabor da comida da Índia, precisamos mergulhar um pouco em sua história.

Para começar, podemos afirmar seguramente que a gastronomia indiana é considerada uma das mais diversificadas em todo o mundo. E, isso acaba sendo resultado de uma migração intensa.

Isso sem contar a evidente união de outras culturas – algo que se manteve de forma milenar e que favoreceu não somente os costumes alimentares do país, mas também sua própria cultura.

O clima é outro pilar que influência bastante na sua culinária. Isso porque por lá, o clima pode ir facilmente do tropical até às baixas temperaturas em apenas um piscar de olhos.

Mas, isso favorece de maneira positiva sua lista de ingredientes. Aliás, isso acaba até mesmo atraindo estudantes em gastronomia para o país.

Selecionamos algumas das melhores comidas exóticas da china pra você.

A comida como identidade social e religiosa

É sempre importante reforçar que a culinária indiana se transformou em uma espécie de identidade, não somente no contexto social, mas também religioso. Por isso, é comum identificarmos diferentes tabus e também algumas preferências marcantes. Como resultado, podemos exemplificar isso por meio do povo jainista!

Os jainistas não fazem o consumo de vegetais e nem mesmo raízes subterrâneas. Tal preferência fez com que esses grupos tivessem que inovar em seus pratos típicos.

Além disso, é possível perceber uma outra marca latente sobre os costumes da cozinha da Índia, como é o caso do vegetarianismo. Isso é algo ainda mais latente entre os povos budistas e hindus também.

Isso tanto é verdade que cerca de 42% da população da Índia aplica a restrição de consumo de alimentos de origem animal. E, somente 30% dos indianos fazem o consumo de carne e alimentos derivados na sua rotina diária.

Mas, porque o vegetarianismo é tão forte na cozinha da Índia?

Para compreender isso, precisamos fazer uma longa viagem no tempo! Isso quer dizer que precisamos ir até 7.000 a.C. Foi nesse período que ingredientes como a berinjela, o gergelim e o gado foram difundidos no vale do Indo.

Com isso, naturalmente muitas receitas começaram a surgir, principalmente durante o período védico inicial. O país ainda era repleto de recursos naturais provenientes da sua ampla arborização – e, isso foi um complemento para sua agricultura.

Nessa época, portanto, era comum que a culinária indiana fosse composta por legumes, frutas, grãos, laticínios, mel e também a carne.

Mas, vale lembrar que há um antigo conceito hindu que ainda permanece consistente no país. Ele aplica uma conduta de proibição sobre matar ou até mesmo ferir todos os seres vivos.

Em resumo, os indianos acreditam que a violência pode resultar em uma série de consequências negativas, por isso, é muito comum a prática do vegetarianismo por lá!

Escolhemos algumas comidas exóticas da Tailandia para você.

Um mergulho na gastronomia indiana!

Agora que você já fez uma breve imersão no contexto histórico da cozinha da Índia, nada mais justo do que obter maiores informações sobre suas grandes e populares iguarias.

O curry

Não há dúvidas de que o curry é uma das principais iguarias da gastronomia indiana. Ele nada mais é do que uma espécie de molho feito com massala e é usado em muitos pratos da culinária indiana!

Conheça tudo sobre as comidas do Chile.

A massala

A massala é o ingrediente usado para o preparo do cury, por isso, é um item praticamente indispensável do cardápio indiano.  Trata-se de uma mistura de várias especiarias, como:

  • Gengibre
  • Canela
  • Noz-moscada
  • Coentro
  • Cúrcuma
  • Cravo
  • Louro
  • Cardamomo
  • Cominho
  • Gengibre
  • Pimenta preta, vermelha e branca
  • Pimenta do reino
  • Chilli
  • Erva-doce
  • Tulsi
  • Hortelã
  • E outros

Um dado interessante é que a massala pode ser feita de maneira diferente para cada tipo de cury. Ou seja, ele pode ser feito com características diferenciadas no preparo do carneiro, frango, vegetais e outros.

Leia também algumas das comidas exóticas que selecionamos para você.

O Chicken Malai Tikka é um prato marcante

Esse prato é muito marcante na culinária indiana e certamente vale a pena provar seu sabor e aroma! Ele é feito, basicamente, com pedaços de frango marinados em massala e também em iogurte. Em seguida, ele é grelhado ou até mesmo assado.

Chicken Tikka Masala – prato típico de Londres – Guia brasileira em Londres

A Samosa

Viajar para a Índia ou estudar sobre sua comida envolve uma obrigatoriedade: conhecer as famosas Samosas (até rimou). São os famosos e populares pastéis indianos. Eles são recheados com grão-de-bico ou feijão, bem como carneiro ou batata, ervas e ainda vegetais.

Como fazer Samosa, um prato típico indiano

O Sambar

Mais ao Sul da Índia, um práto típico que chama atenção é o  Sambar. Ele é preparo com outro ingrediente que marca presença nas receitas indianas: o coco. Além disso, ele conta com um mix de vegetais e uma pasta bem picante.

Escolhemos as melhores comidas exóticas da India.

Sambar, Culinária Indiana Sul Foto de Stock - Imagem de tamarindo, jantar: 21886456

E, para beber? O que a gastronomia indiana apresenta?

A culinária indiana é muita rica, e logicamente apontamos até aqui alguns dos pratos que fazem sucesso entre os turistas e também seus povos. Mas, a bebida não deve ser esquecida quando de trata de conhecer melhor a cozinha da Índia.

Já ouviu falar sobre o Chai? Essa bebida faz parte dos costumes indianos, e é considerada muito revigorante. Seu preparo é feito com chás, leite e ainda especiarias.

Um ponto curioso é que cada família deve fazer o “tempero” do seu Chai, entretanto, o processo de preparo é quase o mesmo sempre. Nesse caso, são usados ingredientes como o gengibre, cardamomo, cravo, anis e pimenta.

A culinária da Indía é marcante e variada

Na culinária indiana é possível encontrar ingredientes muito diferentes dos que são usados no Brasil, ao mesmo tempo que podemos encontrar os mesmos itens da nossa cozinha por lá. É um país muito variado e dá para encontrar comidas com farinha de trigo, pimenta caiena e de quebra beber um chá preto.

Assim como em nosso país, na Indía existe fast food e apesar de ser um pais marjoritariamente vegetariano, pratos à base de carne bovina podem ser encontrados na culinária indiana.

Como ficou evidente, a culinária indiana é repleta de história, cultura e muita personalidade.

Veja também Culinária Israelense

Deixe um comentário